Um Asteroide de 55 milhões de toneladas vem em direção a Terra afirma a Nasa

A NASA através do setor de rastreamento detectou a proximidade de um asteroide de 340m de diâmetro e pesando 55 milhões de toneladas em direção da Terra, sendo prevista sua chegada em 3 de outubro. Uma possível catástrofe é relativamente baixo, mas se por um momento o asteroide sair da sua rota e choque com o planeta, a força destrutiva é de 2.700 megaton, ou seja a bomba de Hiroshima tinha entre 13 e 18 quiloton.

O asteroide foi denominado de FT3, o primeiro de 165 aproximações esperadas pela NASA entre 2019 e 2116. As possibilidades de o asteroide se colidir ou não com a Terra, só o tempo dirá. Se entrasse na atmosfera terrestre, o FT3 teria uma velocidade de 45.500 km/h.

Para identificá-lo alguns fatores são levados em conta, o asteroide é uma rocha espacial que rodeia o Sol dentro do cinturão entre Marte e Júpiter. Sua rota é monitorada pela NASA desde 2007 e diz que há 99.9999908% de chances dele não acertar à Terra, ou seja, uma probabilidade mínima de haver uma catástrofe.

Se houvesse, hipoteticamente falando uma mudança de rota dias antes de uma possível colisão, não tinha muito o que fazer. “Um asteroide em uma trajetória de impacto na Terra não poderia ser abatido nos últimos minutos ou mesmo horas antes do impacto”, afirma a agência.

Vamos torcer para que o FT3 siga seu curso normal e de preferência bem longe da Terra.

Fontes Express

Deixe um comentário