Amazon após 25 anos aproxima do fim, prevê Bezos, será mesmo o fim?

A Amazon celebra seus 25 anos, com uma expectativa de vida de um pouco mais de cinco anos, de acordo com previsões de seu fundador, Jeff Bezos. O empresário afirmou diversas vezes que grandes companhias estão destinadas ao fim, em outras palavras falindo e que, em média, isso acontece perto trigésimo ano de operação.

Não devemos dar tanta credibilidade na suposição de Bezos já que os resultados da companhia são as melhores, no ano passado, foi considerada a mais valiosa do mundo e tendo no seu comando o homem mais rico do planeta. Mas Bezos, parece estar convencido do fim da Amazon, comentando o assunto mais vezes do que qualquer outro CEO de gigantes do mercado.

Com mídia, consumidores e investidores em cima das grandes empresas é raro ouvir um líder fazer previsões negativas sobre o negócio. Mas Bezos já citou três vezes em seis anos este prazo de vida.

Previsões

No ano de 2013, em um programa de TV, o líder da Amazon relatou o seguinte: “as empresas têm vida curta … e a Amazon será interrompida um dia”. Perguntado se isso o incomodava, respondeu: “eu não me preocupo com isso porque sei que é inevitável. Empresas vêm e vão, e as que são as mais brilhantes e mais importantes de qualquer época desparecem depois de apenas algumas décadas”.

Jeff em 2017 escreveu aos acionistas da empresa que assim como todo grande negócio têm um “declínio excruciante e doloroso”, o mesmo queria adiar este momento.

Já em 2018, Bezos anunciou: “prevejo que um dia a Amazon irá falhar”. Aproveitando a circunstância o empresário ainda falou sobre a expectativa de vida de cerca de 30 anos das grandes empresas.
“A Amazon vai à falência. Se você olhar para grandes empresas, sua expectativa de vida tende a ser de mais de 30 anos, não mais de cem anos”, disse ele.

Mesmo proclamando o fim da empresa repetidas vezes, o empresário também ressalta que trabalha para adiá-la diariamente. Se a previsão de Jeff Bezos vai dar certo, não sabemos e se isso realmente acontecer ele vai ter duplo em qualidades especiais, além de empresário de sucesso, pode também ser vidente.

Fontes Business Insider

Deixe um comentário